Comentários sobre filmes e séries de tv
 
The finest hours

The finest hours

The finest hours (2016) – Horas decisivas
roteiro: Scott Silver, Paul Tamasy
direção: Craig Gillespie
2.5 out of 5 stars

(resenha publicada originalmente no Vórtex Cultural, em 27/05/2016)

Baseado no livro homônimo de Casey Sherman e Michael J. Tougias, o filme conta a história, ocorrida em 1952, do naufrágio de dois petroleiros durante uma nevasca na costa de Cape Cod, Nova Inglaterra. Um barco de pequeno porte da Guarda Costeira consegue resgatar boa parte da tripulação de um deles, o SS Pendleton. O navio foi partido ao meio durante a tempestade, e a tripulação restante na metade que não submergiu luta para mantê-lo flutuando enquanto aguarda o resgate incerto.

Finest-Hours-poster

Uma vez que os oficiais do SS Pendleton estavam na parte que afundou, coube ao primeiro-engenheiro, Ray Sybert (Casey Affleck), a responsabilidade de orientar e comandar o restante da tripulação a fim de evitar o desastre iminente. Enquanto isso, no litoral de Massachussets, em Chatham, o oficial Daniel Cluff (Eric Bana) ordena que o capitão Bernie Webber (Chris Pine) organize uma operação de resgate apesar das condições adversas – por que não dizer, suicidas.

É uma temática que, mesmo sem saber qual estúdio produziu, seria fácil identificar como “filme Disney”. Há ali toda a ideologia de superação, de trabalho em equipe, de perseverança característicos das produções do estúdio. Os temas não são problema. O problema é a forma como são explorados no filme, do modo mais clichê possível, com frases de efeito que poderiam estar em parachoques de caminhão. E ainda há o agravante de que, por ser baseado em fatos reais (confira no vídeo abaixo), o espectador já começa a assistir sabendo que os personagens terão sucesso e sobreviverão. Parte da tensão e do suspense já se vão aí.

A narrativa alterna entre o navio prestes a afundar e Bernie com seus companheiros enfrentando o mar furioso em um barco diminuto. O que ocorre com a tripulação é extremamente tenso, com ótimas sequências de ação e momentos de suspense, contando com uma boa atuação de Affleck e dos demais, que consegue manter o público interessado no futuro desses personagens. Por outro lado, Bernie é um personagem sem graça – por assim dizer, um banana – interpretado por um ator que carece de carisma, não conseguindo dar a Bernie a importância devida e, provavelmente por conta disso, incapaz de causar empatia com o público. Sem contar que o filme se inicia como se fosse uma história de romance água-com-açúcar, algo que talvez desencoraje muitos a continuar assistindo. E mesmo a única cena tensa na pequena embarcação – quando estão tentando ultrapassar os bancos de areia – perde força pois já sabemos que eles conseguirão. Os roteiristas gastaram tempo mostrando as inúmeras tentativas de Bernie, enquanto poderiam ter optado por “passar mais tempo” com a tripulação do navio, onde realmente estava a tensão da narrativa.

Não há dúvida de que os personagens são estereotipados. De um lado, Bernie, um oficial em que os companheiros não confiam e que não consegue impor respeito, principalmente por fazer tudo conforme as regras, mas que no final se redime ao tomar atitudes que garantem o resgate dos 32 tripulantes. De outro, Sybert, o engenheiro confinado à sala de máquinas do petroleiro, desprezados pelos demais e que acaba se tornando o herói relutante, por ser o único em condições de juntar a tripulação, já que era o único a ter ideia do que fazer para mantê-los vivos. A diferença é que Affleck dá a Sybert tridimensionalidade, torna-o um personagem que gera interesse do público. Enquanto que a atuação de Pine não muda de tom. Continua com a mesma cara de paspalho, mesmo depois de infringir as regras para efetuar o resgate, mesmo depois de conseguir resgatar a todos.

finest-hours

Ainda que visualmente o filme seja agradável de assistir, com a direção de fotografia de Javier Aguirresarobe – conhecido por seu trabalho em Os outros – o roteiro falha em manter o ritmo da narrativa, resultando em “barrigas” que dão vontade de abandonar a história antes do desfecho. E se a fotografia é boa – exceto nas cenas românticas – o mesmo não se pode dizer da trilha sonora que, excessiva, quer se fazer presente a qualquer custo, insistindo em conduzir os sentimentos do espectador.

Longe de ser um épico, londe mesmo de ser memorável, é uma aventura Disney que enaltece o heroísmo e o espírito de equipe. Deixa-se assistir apesar do romancezinho mal encaixado e da falta de ritmo nas cenas do barco de resgate.

Leave a Reply

Your email address will not be published.