Comentários sobre filmes e séries de tv
 
The Casual Vacancy

The Casual Vacancy

The Casual Vacancy (2015) – Morte súbita
BBC One
3.5 out of 5 stars

(resenha publicada originalmente no Vórtex Cultural, em 10/06/2015)

A minissérie de 3 episódios é uma adaptação do livro homônimo de J.K.Rowling, publicado em 2012. Antes de continuar, é bom esclarecer que não li o livro. Assim sendo, não tenho como tecer comparações entre um e outro, por mais incoerente que seja comparar duas mídias diferentes. Mas sempre se espera que ao menos a essência da história seja preservada. Ao assistir a série, tinha apenas conhecimento do plot do livro: a morte de um membro do conselho paroquial (ou algo assim) abre uma vaga que é bastante disputada entre os habitantes da pequena cidade de Pagford, na Inglaterra.

casual vacancy

Por mais que se tente desvencilhar as obras literárias posteriores de J.K.Rowling do mega sucesso que foi a coleção Harry Potter, há sempre aquela pontinha de desconfiança de que, não sendo um YA, a qualidade não se mantenha. Posso afirmar que escrevendo sob pseudônimo – Robert Galbraith, “autor” de O chamado do cuco – J.K.Rowling não decepcionou. E, mesmo que que não tenha cumprido as expectativas de muitos leitores, a história de Morte súbita tem elementos bons o bastante para sustentar uma série televisiva. E, bem, para os saudoses de Harry Potter, um dos personagens principais nada mais é que Dumbledore, ou melhor, Michael Gambon, como Howard Mollison, outro membro do conselho paroquial.

A própria Rowling afirmou que a série não seria exatamente uma adaptação do livro, o que talvez decepcione ou desagrade alguns dos leitores. Acredito que, para os que não leram o livro, a série funciona muito bem. Os personagens são bem construídos e as tramas secundárias se encaixam à principal de forma bem verossímil, sem furos aparentes.

Barry Fairbrother, o ótimo Greg Kinnear (o primeiro-ministro britânico no episódio 1 de Black Mirror), é o protagonista e o narrador da história. É um dos habitantes mais queridos e respeitados do vilarejo – exceto por seu meio-irmão Simon Price (Richard Glover). Sua morte súbida deixa vaga uma posição no conselho, que passa a ser disputada ferrenhamente por três candidatos: Simon, Miles Mollison (Rufus Jones) – filho de Howard – e Colin Wall (Simon McBurney) – diretor da escola local.

casual-vacancy

O primeiro episódio é, obviamente, introdutório. Apresenta ao público a maioria dos personagens, mas foca principalmente em Barry, mostrando sua posição no conselho e seu relacionamento com os habitantes de Pagford.

No segundo episódio, após a morte de Barry, os plots vão se desenrolando e os jogos de interesses começam a vir à tona, deixando a trama mais interessante e complexa. O espectador mais atento começa a perceber pistas sobre atividades e comportamentos dos personagens, ainda não explicitados totalmente. Apesar de, ao final, algumas pistas se mostrarem bastante óbvias, é sempre interessante ir seguindo as migalhas que os roteiristas – e, provavelmente, a autora – deixam à medida que a história avança.

No terceiro episódio, finalmente ocorre a eleição do novo membro do conselho. Com um dos candidatos desacreditado pelo “fantasma” de Barry, a disputa entre os outros dois é bastante acirrada. E a vitória de um deles dá-se por um evento, pode-se dizer, quase cômico, apesar de previsível. O que se segue, a exemplo de desfechos de novelas, é uma série de revelações (algumas nem tão surpreendentes assim) que selam o destino das personagens da pequena vila.

O elenco tem uma atuação excepcional, com destaque especial para o núcleo adolescente, que tem papel bastante importante na trama. A fotografia não tem nada de excepcional, mas cumpre bem a missão de acompanhar o clima de história de forma a fazer o espectador se sentir morando em Pagford.

Não sei dizer se o livro é melhor, pior, ou apenas diferente. Mas a série, que consegue em meio ao drama, encaixar ótimo momentos de humor negro (às vezes nem tão negro), vale as quase três horas passadas em frente à tv.

Leave a Reply

Your email address will not be published.