Comentários sobre filmes e séries de tv
 
#74 – A Most Wanted Man

#74 – A Most Wanted Man

A Most Wanted Man (2014) – O homem mais procurado
roteiro: Andrew Bovell
direção: Anton Corbijn
3.5 out of 5 stars

Depois de ser brutalmente torturado, um imigrante de origem chechena e russa faz uma viagem à comunidade islâmica de Hamburgo, tentando resgatar a grande herança que seu pai teria lhe deixado. A chegada deste homem desperta a curiosidade das polícias secretas alemã e americana, que passam a acompanhar seus passos. Enquanto a investigação avança, todos fazem a mesma pergunta sobre o imigrante: seria ele apenas uma vítima ou um extremista com um plano muito bem elaborado?
(fonte: adorocinema.com)

Mais um filme baseado num livro de John Le Carré – talvez o mais conhecido seja The Spy Who Came In from the Cold, com Richard Burton. E assim como em todos os livros de Le Carré, a espionagem está longe de ser glamourizada. Não é exatamente um trabalho como outro qualquer, mas assim como qualquer outro, requer paciência, um certo gosto pelo que se faz e muita, muita dedicação. Há burocracia a ser enfrentada, a eterna guerra entre as agências de inteligência dos países envolvidos, e o cotidiano de um homem comum – Günther Bachmann, Philip Seymour-Hoffman – que dirige um carro velho, não veste roupas feitas sob medida, fuma e bebe (quase) compulsivamente, dando à entender que está beirando a exaustão.

Seymour-Hoffman está como sempre impecável. Há momentos em que o espectador se sente tão cansado e sem perspectiva quanto ele. Não é à toa que seu melhor momento em cena é quando desabafa sua frustração em praça pública – literalmente.

Enfim, filme de espionagem para gente grande. Não espere perseguições elaboradas, cenas de ação ininterruptas nem reviravoltas mirabolantes.

most-wanted-man

http://www.youtube.com/watch?v=cYORzJ3e-Og

Leave a Reply

Your email address will not be published.